INGLÊS - A LÍNGUA QUE AUMENTA SUAS CHANCES NO MERCADO
Segundo a revista TUDO (Edição no. 70, maio de 2002; o artigo é antigo, mas o assunto continua mais atual que antes, inclusive), pesquisas indicam que "metade das vagas de emprego" no Brasil "exige fluência no inglês".
Além disso, o "domínio" do inglês "conta mais pontos para o aumento do salário que os anos de experiência" que um profissional tenha em sua "função".
Saber falar inglês fluentemente tornou-se uma exigência tão comum das grandes empresas que, antes da primeira entrevista para emprego, o candidato poderá receber uma ligação de um encarregado do setor de contratações para uma conversa nesse idioma.
Se o candidato for incapaz de manter um pequeno diálogo em inglês, certamente sua falta de fluência o levará à eliminação antes mesmo do primeiro contato pessoal na empresa.
Como as empresas necessitam urgentemente de pessoal já qualificado nessa área, é inútil o candidato afirmar que fará um curso intensivo, ou uma viagem, ou usar qualquer outro artifício. Quem já é fluente tem prioridade nas contratações.
No mundo globalizado de hoje, não há como escapar da influência do inglês como língua oficial do mundo dos negócios.
Em qualquer lugar do mundo, dois empresários de nacionalidades totalmente diversas e que nunca se viram pessoalmente podem se encontrar e realizar um acordo utilizando o inglês como via de comunicação.
Sem falar que as empresas multinacionais enviam seus funcionários para treinamento no exterior, e, mais ainda, há vagas de trabalho nesses países que serão preenchidas somente por aqueles que demonstrarem competência no uso do idioma inglês, ou seja, que saibam usar com eficiência as quatro habilidades básicas da língua: ouvir, falar, ler e escrever.
Dicas para fazer um bom curso de inglês
Para terminar, a revista TUDO dá duas dicas importantíssimas com relação aos cursos de inglês:
1. Não faça cursos com gente demais em sala de aula, é contraproducente (mais de uma dúzia de pessoas numa sala é gente demais; aliás, mais de oito pessoas já é gente demais para o que se concebe como uma turma de tamanho médio com enfoque maior na habilidade de fala).
2. Não entre em "escolas que prometem ensinar inglês em menos de dois anos. Trata-se de propaganda enganosa". Qualquer escola de inglês séria oferece um curso regular desta língua em seis anos (com duas aulas por semana).
O período de tempo para cursos intensivos varia de acordo com o número de aulas semanais. Também é bom lembrar que não é fazendo aula todo dia que se resolve o problema da aprendizagem rápida, pois é preciso dar tempo ao nosso cérebro e à nossa mente para assimilarem as novas informações.
Como no velho ensinamento oriental, não adianta despejar mais chá numa xícara que já está cheia, pois ela vai, no máximo, apenas transbordar!
Assim, para contribuir para a sua preparação para novos voos, você tem aqui um excelente curso de inglês grátis online para aprender e/ou revisar seus conhecimentos das estruturas da língua inglesa, e ainda por cima aumentar seu vocabulário. Pelo menos nos quesitos de gramática e compreensão de textos você vai estar preparado.
Bom estudo,
Gentil/Mr. Kind