segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A cena do bife em The Matrix

Há uma cena muito significativa, dentre todas, afinal, no filme The Matrix, de 1999, dirigido por  Andy Wachowski e Larry Wachowski, que me foi lembrada hoje de manhã pelo Janio Sarmento, quando conversamos sobre a tessitura de sonho deste mundo em que vivemos.

Como ensinam os budistas, é só você lembrar de tudo que você fez ontem: que diferença tem essa lembrança em termos de densidade com a lembrança de um sonho que você teve enquanto estava dormindo?

Por causa dessa abordagem que eu gosto tanto da trilogia The Matrix, que revela como um mundo de sonhos é construído dentro da nossa mente e projetado “lá fora”, para termos uma suposta experiência de que este mundo é real (real no sentido da realidade absoluta e eterna; obviamente, ele é real enquanto estamos experimentando-o aqui, mas é uma realidade dual e impermanente; para saber mais sobre este mundo de sonhos, leia o livro O Desaparecimento do Universo, de Gary Renard; veja o site do livro original em inglês aqui).

Vamos então à cena, em que o Agente Smith conversa com Cypher, que será o traidor dos rebeldes (a cena reporta ao ex-presidente norte-americano Ronald Reagan, que efetivamente sofreu de Alzheimer e esqueceu tudo de sua vida de fama e poder):


Agent Smith:  [He and Cypher are eating at a fancy restaurant]  Do we have a deal, Mr. Reagan?


Cypher: [Cuts a piece of steak and holds it in front of him] I know this steak doesn't exist. I know that when I put it in my mouth, the Matrix is telling my brain that it is juicy and delicious. After 9 years, you know what I have learned? [Eats the piece of steak and sighs contently] Ignorance is bliss.


Agent Smith: Then we have a deal?


Cypher: I don't wanna remember nothing. Nothing, you understand? And I want to be rich. You know, someone important … like an actor.


Agent Smith: Whatever you want, Mr. Reagan.



 

Agente Smith: [Ele e Cypher estão jantando em um restaurante chique] Temos um acordo, Sr. Reagan?

Cypher: [Corta um pedaço de bife e o segura à sua frente] Eu sei que este bife não existe. Eu sei que quando colocá-lo em minha boca, a Matrix está dizendo ao meu cérebro que ele é suculento e delicioso. Após 9 anos, sabe o que eu aprendi? [Come o pedaço de bife e suspira contente] Ignorância é êxtase.

Agente Smith: Então temos um acordo?

Cypher: Não quero lembrar de nada. Nada, entende? E eu quero ser rico. Você sabe, alguém importante … como um ator.

Agente Smith: O que você quiser, Sr. Reagan.