quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lançado filme G.I. Joe, A Origem da Cobra

Quando li esta notícia, achei o título meio estranho. Em inglês, cobra indica um tipo de serpente venenosa, do tipo naja. Fui buscar mais informações e vi que o título original do filme é G.I. Joe: The Rise of Cobra.

Explicando: G.I. Joe é uma linha de bonecos comandos em ação, fabricados pela empresa Hasbro, agora transformados em filme. G.I. são as iniciais para Galvanized Iron, ou seja, Ferro Galvanizado, material constituinte da maioria dos equipamentos militares na época da segunda guerra mundial, quando o personagem foi criado. Nessa época, não havia nome específico para os soldados; G.I. Joe designava os militares representantes das forças armadas.

Quanto ao subtítulo, The Rise of Cobra, ele quer dizer: A Ascenção de Cobra, no sentido de que Cobra é uma organização maléfica. Pra quem não conhece os comandos em ação, esse título, se traduzido literalmente, teria um duplo sentido: A Elevação da Cobra! Poderiam pensar que é um filme erótico. Até o momento, o filme recebeu o subtítulo no Brasil de A Origem da Cobra, o que mantém a dubiedade.

Os atores que estão presentes nesta película são: Sienna Miller, Channing Tatum, Rachel Nichols, Dennis Quaid e Karolina Kurkova. Para o lançamento do filme em Londres, essa equipe contou com a presença dos Royal Marines britânicos.